Joana Dória

Atriz, diretora e professora de teatro.

 

Cinema:

Curta(s):

2022 – “A Outra”.
Direção: Gary Gananian.
*Prêmio de Melhor Atriz no Festcine Itaúna – 2022.
* Selecionado pelo Moscow International Film Festival – 2022.

2021 – “(Re)começo”.
Direção: Aron Aguiar.
*Indicada como melhor atriz no Madrid Indie Film Festival – 2021.

2021 – “Eu sou Filha dela”.
Direção: Aron Aguiar.

2017 – “Je suis Haiti”.
Direção: Patrick Dieudonné.

2014 – “A Nossa Relação”.
Direção: Pedro Lopes.

2010 – “Fim do Filme”.
Direção: André Dib.

2010 – “Aurora”.
Direção: Marcos Yoshisaki e Miguel Ramo.

 

Longa(s):

2022 – “Antes do fim”.
Direção: Thiago Mendonça.

 

Teatro:

2019 a 2022 – “Chernobyl”.
Direção: Bruno Perillo.
*Peça indicada ao Prêmio Aplauso Brasil – 2019 na categoria Melhor Elenco.

2019 – “A Filha da Mãe” – solo.
Direção: Lívia Piccolo.

2014 e 2016 – “Espelho”.
Direção: Antônio Januzelli.

2015 – “Um Poema Cênico para Ferreira Gullar”.
Direção: Ana Nero.

2015 – “Ato a Quatro”.
Direção: Bruno Perillo.

2014 – “Pornô Falcatrua 18.633”.
Direção: Gustavo Machado.

2013 – “Aparelhos de Superar Ausências”.
Direção: Rubens Velloso.

2010 – “Alice Através do Espelho”.
Direção Rubens Velloso.

2009/2010 – “E agora, Nora?!”.
Direção: Joana Dória.

2008 – “Reações Adversas”.
Direção: Joana Dória.

2007 – “Jardin de Pulpos”.
Direção: Antônio Januzelli.
*Finalista do Prêmio Nascente – Melhor Interpretação de Grupo Performances.

 

Performances:
2022 – Cadernos de viagens herdados, de Nicole Cordery com direção de Malú Bazán (Teatro Garagem).

2017 – Uma última chance: ação para colocar à prova nosso imprevisível (des)entendimento (Coletivo Digital).

2017 – Cidade de sonhos e pesadelos (Integrou a programação da Semana de Arte HeForShe organizada pela ONU Mulheres em parceria com o MAM – Museu de Arte Moderna).

2016 – A cidade dos meus sonhos… (Praça Sílvio Romero – Tatuapé).

2014 – Conhecendo Joana (Entre Espaço).

 

Direção Teatral:

2022 – As mulheres dos cabelos prateados, de Ave Terrena (co-direção com Georgette Fadel).

2022 – Garotas Mortas, adaptação teatral do livro de Selva Almada realizada pela Coletiva Palabrería (Direção de cena).

2019 e 2022 – JAZ, de Koffi Kwahulé com atuação de Sofia Boito e performance vocal de Ligiana Costa (Sesc Belenzinho).

2015 – Antídoto para impossibilidades e paralisias, criação da Cia Temporária de Investigação Cênica (espetáculo itinerante e performativo no bairro da Liberdade, em São Paulo).

2014 – Radix – esperança, ilusão e engano, criação da Cia Temporária de Investigação Cênica (Prêmio MinC de intercâmbio e difusão cultural; Espaço Imacelli em Certaldo, Itália).

2012 – Passei hoje corrigindo ontem, criação da Cia Temporária de Investigação Cênica (Contemplado pelo Prêmio Pro cultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro; Espaço Elevador).

2009 a 2011 – E agora, Nora?!, criação da Cia Temporária de Investigação Cênica (Casa Livre, Tusp, Teatro Augusta, Espaço Imacelli em Certaldo, Itália, além de diversos festivais nacionais).

2008 – Reações Adversas, criação da Cia Temporária de Investigação Cênica (Circuito Tusp e Mostra Experimentos Tusp).

 

Formação:

Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, com orientação de Antônio Araújo.

Pós-graduação Lato Sensu em Direção Teatral – Escola Superior de Artes Célia Helena.

Bacharelado em Direção Teatral – ECA/USP.

Técnico profissionalizante para atores – Teatro Escola Célia Helena.

 

Idioma(s):

Inglês Fluente.